No final do ano passado fiz algumas lives no Instagram junto com minha parceira de trabalho e amiga Luciana Maier onde abordamos o tema imunidade.

Falamos sobre pH, alimentação, exercícios e até sobre emoções e como tudo isso interfere no funcionamento do nosso sistema imunológico. No texto do mês passado escrevi sobre a pedra do ano e a proposta de ter um ano saudável 2022.

Janeiro está terminando e quero reforçar essa ideia! Já que estamos começando o ano novo nada melhor que manter acesa a motivação para cumprir a “lista de ano novo”.

Nossa imunidade depende do bom funcionamento do nosso sistema linfático que também depende do bom funcionamento do sistema circulatório e do digestório. Por isso sempre recomendamos beber água, ter boa alimentação e a prática regular de exercícios.

Tenho certeza que na sua lista tem algum item que pode te ajudar a cuidar melhor da sua imunidade e posso te garantir que pequenas mudanças fazem milagres.

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) usamos as emoções para entender o funcionamento corporal pois essa medicina usa a integração do homem com a natureza como forma de análise e diagnóstico.

Temos os Cinco Elementos da natureza (madeira, fogo, terra, metal e água) representados em nosso corpo. Cada elemento “cuida” de um órgão, uma víscera, uma função e uma emoção entre outras coisas.

Como um elemento gera o outro e todos trabalham em harmonia nutrindo e vitalizando o corpo todo, podemos ajudar esse ciclo a fluir da melhor forma possível.

Se você não consegue beber muita água coma fruta, tome sucos ou chás.

Não é todo mundo que consegue ter a alimentação ideal, mas podemos ajudar escolhendo melhor o que tem disponível. Vai comer um salgado? Evite os fritos, prefira os assados. Troque a pizza de 4 queijos por uma de mussarela, já reduz a gordura e não perde em sabor.

A atividade física é uma tortura? Então apenas caminhe. Não quer nem caminhar? Então que tal ler um bom livro? Sim! Muitas vezes ler um bom livro produz efeitos incríveis sobre nosso metabolismo só pela emoção que provoca.

A motivação (madeira) é a mãe da alegria (fogo) que é a mãe da reflexão (terra) que é a mãe do desapego (metal) que é a mãe da vitalidade (água).

Já escrevi aqui sobre o elemento fogo e suas diversas características e formas de manifestação em nós (procure os textos mais antigos aqui no site) e desde o fim do ano passado estou firme no propósito de ser minha maior alegria em 2022 e tudo isso por quê?

Porque a alegria é a chave para fortalecer a imunidade e proporcionar saúde.

Aproveitando que 2022 está só começando quero te lembrar que a alegria também deve ser cultivada, valorizada e espalhada.

Não estou falando de positivismo tóxico e sim de agir no sentido de ser capaz de perceber as coisas alegres e escolher, conscientemente, o que te faz feliz!

Escolher beber mais água pelas manhãs pode te ajudar a ter mais foco no trabalho ou nos estudos e te deixar mais feliz e alegre por ter mais concentração.

Decidir trocar o café preto do final da tarde por um chá pode te ajudar a dormir melhor e isso vai te deixar mais alegre.

Estou com uma nova gatinha em casa e é filhotinha; nossos dias tem sido mais alegres! Ela apronta cada uma… Trouxe muita alegria para nosso lar.

Se você não pode ou não quer ter um animal tente com uma planta. Cuide dela, converse com ela e assim ela vai crescer e você vai ver que alegria será.

Mantenha firme sua vontade de mudar e cumprir com os propósitos estabelecidos para o ano de 2022 e faça o que tiver ao seu alcance para que seja um ano saudável, próspero e feliz!