Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e seus 5 Elementos a MADEIRA é a “mãe” do FOGO e controla a TERRA, depende do METAL para se harmonizar e da ÁGUA para funcionar bem.

Representa a energia da primavera pois é uma energia morna e ascendente que provoca ação e movimento. Estimula o raciocínio e a imaginação.

Controla o funcionamento do fígado e da vesícula biliar, se manifesta nos tendões e ligamentos e a emoção correspondente é a raiva. Quem nunca chorou ou tremeu de raiva? Ou pelo menos teve vontade de gritar… Tudo característica da madeira.

Segundo o “Imperador Amarelo”, que é um clássico da MTC, o fígado alimenta HUN que é a alma. A madeira se exterioriza nos olhos e o poeta diz que os olhos são o espelho da alma.

Devemos pensar que nossos olhos e o que nós olhamos alimenta verdadeiramente nossa alma. Selecionar paisagens, imagens, programas, fotos faz parte dessa nutrição. Praticar o “bom olhado” também!

A emoção positiva da madeira é a MOTIVAÇÃO. Rege nossa disposição e energia para concretizar nossos objetivos (TERRA) e nos sentirmos plenos (FOGO) e felizes (ÁGUA). A madeira também regula nosso sono e tem seu maior fluxo energético das 23:00h às 3:00h.

Ou seja, já faz tempo que os chineses sabem que para manter a serenidade e a flexibilidade é necessário atividade física e sono reparador, no mínimo!

Tudo o que precisa de movimento em nosso corpo depende da energia da madeira: a circulação do sangue; a circulação da linfa; a liberação dos hormônios; a lubrificação articular; a atividade das enzimas e tantas outras atividades corporais.

Já que madeira cuida disso tudo e controla nosso fígado é bom que tenhamos atenção com nossa alimentação na primavera! Cuidado com consumo excessivo de ácidos e gorduras e saber que os minerais cobre e ferro devem ter seu consumo aumentado.

Encontramos cobre em amêndoas, ostra, fígado e encontramos ferro em feijões, grão de bico, hortelã e páprica. Cenoura e feijões ajudam os rins e o fígado. Mel remove as estagnações do sangue, maçã e ricota sempre ajudam a reduzir o excesso de energia yang.

Lembre-se que yang é uma energia forte, dessas que aumenta nossa temperatura e interfere no nosso funcionamento, faz tremer os músculos e acelerar o coração. Em excesso pode causar insônia, dor muscular e articular e nos deixar sem motivação ou com a mente tão agitada que não conseguimos relaxar.

 

 

Aqui no hemisfério sul é primavera quando o Sol chega no signo de Libra e esse signo cuida dos nossos relacionamentos, nossa beleza, nossa harmonia física, mental e emocional.

Representado por uma balança nos ensina ponderar os dois lados, encontrar o ponto de equilíbrio entre eu e o outro, a ter certeza na justiça divina.

No nosso corpo representa nossa coluna lombar e nossos rins nos lembrando mais uma vez que é preciso ter certeza e nos sentirmos seguros de nós e nossos objetivos para seguirmos em frente em nossa jornada. Fazer abdominais e beber água ajuda a manter a saúde dos rins e da coluna lombar e a equilibrar nossa balança.

Já que estamos na primavera tempo de ver beleza e harmonia e que precisamos equilibrar nosso elemento madeira para ajudar nosso fígado a cuidar bem do nosso corpo vamos criar um novo olhar sobre nós mesmos e as outras pessoas, praticar uma atividade física para trazer movimento e cuidar da nossa alimentação para oferecer bons nutrientes para nossa mente gerando bons pensamentos que vão gerar bons sentimentos e refletir em boas ações. Está aí uma ótima fórmula para a motivação!