Em um dia desses durante uma aula reforcei com os alunos o quanto é importante não aplicarmos a quiropraxia e diversas massagens durante a fase aguda de uma patologia e o quão fundamental é saber reconhecer os sinais dessa fase aguda.

Chamados sinais flogísticos são cinco sinais que devem estar presentes para caracterizar uma fase aguda de uma situação:

  • DOR
  • RUBOR – vermelhidão
  • CALOR – quente
  • EDEMA – inchaço
  • PERDA DA FUNÇÃO – “não funciona direito”

Quando esse conjunto de sinais está presente classificamos a fase aguda de uma inflamação. Se há febre e pus pensamos em infecção.

A inflamação é um “ataque” que requer uma resposta do nosso sistema imune que é nosso exército, nossa defesa e proteção. Se for acionado para muitas batalhas pode também mexer com a nossa vitalidade.

Dependendo do local e da fase inflamatória podemos usar gelo para conter e minimizar os efeitos e o calor para ajudar a cicatrizar e finalizar o processo inflamatório.

Nosso corpo produz hormônios anti-inflamatórios naturalmente e, se você não abusar dos medicamentos anti-inflamatórios, terá a oportunidade de resolver a maior parte dos processos inflamatórios com boa alimentação, hidratação, prática de exercícios e terapias complementares.

 


Sim! Da acupuntura a aromaterapia, da homeopatia a fitoterapia, da massagem relaxante a reflexologia, todas tem efeitos analgésico e anti-inflamatório.

Vale a pena lembrar que situações extremas do ambiente que vivemos e das emoções que sentimos também podem ser encaradas como inflamatórias e trazem a mesma sobrecarga imunológica ao nosso corpo, além da nossa alma.

Considerar os efeitos inflamatórios dos alimentos também nos motiva a melhorar a qualidade do que comemos, ainda mais quando já sabemos que o intestino delgado é nosso segundo cérebro e que os alimentos afetam os pensamentos.

Agrião, beterraba, cebolinha, batata doce, inhame, hortelã, gengibre, alho e cebola são exemplos de alimentos que aumentam a nossa imunidade e ajudam a combater a inflamação. Fáceis de achar e de usar no dia a dia.

“Pensamentos afetam os sentimentos que afetam as ações.”

Relaxar a mente, meditar e organizar os pensamentos resulta em melhores sentimentos que como já comprovam as pesquisas científicas aumentam a nossa imunidade e vitalidade.

Podemos prevenir a inflamação praticando exercícios físicos e respiratórios, sentindo alegria e prazer nas atividades que realizamos em nossa vida pessoal e profissional e cuidando da nossa espiritualidade.

E se você é da área da saúde agora fica mais fácil lembrar quando você pode realmente ajudar!