Iliopsoas é um músculo muito importante, um dos principais flexores do quadril. Usamos muito quando caminhamos, mais ainda quando corremos, nos movimentos de subir escadas, ladeiras. Também usamos quando estamos em decúbito dorsal (deitados de barriga para cima) e elevamos a perna. Ele ajuda a manter nossa coluna estável e nosso quadril alinhado.

Originado a partir de três músculos: psoas maior, psoas menor e ilíaco. O psoas maior e menor se originam nas vértebras torácicas (T12) e lombares (L1 a L5) e o ilíaco na fossa ilíaca, crista ilíaca e asa do sacro. Todos se inserem no trocanter menor do fêmur.

Psoas Maior

  •  inervação: L1 – L3
  • ação: flexão da coxa, flexão da coluna lombar e inclinação homolateral

Psoas Menor

  • inervação: L1
  • ação: flexão do quadril e da coluna lombar

Ilíaco

  • inervação: L2 – L3
  • ação: flexão do quadril, anteroversão da pelve e flexão da coluna lombar

iliopsoas

Ligado ao músculo diafragma através da fáscia muscular, influencia a respiração e o medo reflexo.

Quando este músculo está saudável nossa estrutura está equilibrada, nossos movimentos têm ótima amplitude e nossos órgãos abdominais funcionam perfeitamente.

A má postura, o sedentarismo e o stress afetam gravemente este músculo que fica cronicamente tensionado gerando seu encurtamento resultando em piora da postura, dor nas costas, rotações do quadril, bursites, sobrecarga nos discos intervertebrais e até mesmo problemas digestivos e menstruais.

Devido a sua localização e ação é considerado o músculo da alma por estar envolvido nas reações físicas e emocionais básicas. Segundo a professora e especialista neste músculo Liz Koch, ele é um órgão de percepção composto de tecido bio-inteligente e literalmente encarna o nosso desejo mais profundo de sobrevivência. A contração crônica deste músculo envia sinais ao cérebro que estamos em perigo, sobrecarregando nossas glândulas supre-renais e esgotando nosso sistema imunológico.

Relaxar esse músculo significa revitalizar nosso corpo, estabilizar nossa postura, ter um bom funcionamento dos nossos órgãos abdominais. De acordo com a tradição taoísta, ele circunda o hara, um dos principais centros de energia do nosso corpo, permitindo que as energias sutis fluam através dos músculos, articulações e ossos.

Quer saber como anda seu iliopsoas? Faça o teste!

teste-de-thomas1

Sugestões de alongamentos:

alongamento-psoas

Agora que você já conhece o iliopsoas cuide bem dele!