Estamos no outono e é época de cuidarmos do elemento Metal! Lá vou eu escrever de novo sobre ele (leia O ar, o metal e a inspiração). Ainda bem que parei de fumar, pois assim tenho certeza que estou fazendo algo para equilibrar esse elemento na minha vida.

O outono é representado pelas folhas secas que caem e criam um tapete ao redor das árvores, pelas ruas. Época de introspecção e preparação para o inverno. O clima tende a ser mais frio, os dias mais cinzas.

Ótimo momento para assimilar as experiências e descartar o que não serve mais. Só não vale esconder as sujeiras embaixo do tapete de folhas.

Podemos ter uma atenção maior a algumas das características desse elemento e usá-las ao nosso favor em nosso dia a dia:

  • COR: BRANCA
  • SABOR: PICANTE
  • PARTE DO CORPO: PELE
  • SECREÇÃO: MUCO
  • MINERAL: FÓSFORO
  • EMOÇÕES NEGATIVAS: MELANCOLIA, DEPRESSÃO
  • EMOÇÕES POSITIVAS: TRANQUILIDADE, ACEITAÇÃO

Alimentos picantes, de cor branca ajudam nosso metal a funcionar melhor, ou seja, pulmões e intestino grosso equilibrados geram uma harmonia corporal que se reflete em tranquilidade. Pensamentos e emoções equilibrados através da ordem do nosso metabolismo.

Vamos caprichar no consumo de cenoura, mandioquinha, cebola, arroz, alho, aipo. O agrião e o inhame são os melhores aliados para nos manter saudáveis, além de equilibrar o metal, reforçam nosso sistema imunológico. Metal não gosta de açúcar, laticínios, pimentas e farinhas e, em alguns casos, esses alimentos podem ajudar a aumentar a produção de muco contribuindo para o aumento dos casos de rinite e sinusite tão comuns nesta época do ano.

Metal ama mel que é doce e picante e ainda ajuda a fluidificar as vias aéreas e a equilibrar o funcionamento do intestino.

Prestar mais atenção no consumo regular de alimentos que sejam ricos em fósforo também facilita o funcionamento do metal em nosso corpo, além de fortalecer ossos, dentes e músculos. Alguns exemplos: ovo, castanhas, nozes, nabo, rabanete, peixes, carne vermelha, semente de abóbora, feijão.

Sempre recomendo a leitura do livro Manual do Herói da Sonia Hirsch que nos ensina a equilibrar os sabores dos 5 elementos em prol de uma vida melhor.

Sabe aquela pele ressecada no outono? Metal é seco então devemos triplicar nossa atenção com a hidratação: aumentar o consumo de água (podemos abusar dos chás que aquecem nesse friozinho) e usar cremes ou óleos hidratantes corporais e faciais.

Se acontecer de nos sentirmos melancólicos, se um resfriado quiser nos acometer ou nos acharmos pálidos (brancos) podemos evitar usar roupas brancas e optar por cores mais fortes, que tragam mais alegria, mais energia. Caso não possa fugir do branco capriche nos acessórios coloridos: lenços, echarpes, cachecol! Por essas e outras que amo maquiagem! Tem dias que um batom pode fazer um milagre.

Um ambiente de paz e tranquilidade, o contato com a natureza e a respiração são outras formas eficazes para cuidarmos do nosso metal.

Sempre que aceitamos as trocas, as perdas, as mudanças, equilibramos metal e aprendemos a transformar sofrimento em aprendizado; enxergamos a vida com outros olhos, mudamos de opinião, experimentamos o novo e nos enchemos de alegria e entusiasmo para poder, cada dia mais, vivermos melhor.